quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Área de influência da Cia Mate Laranjeira

Em 1813, o ditador do Paraguai, Francisco Francia proíbe a exportação de erva mate e assim, torna-se o Brasil o único produtor e exportador de erva mate. Dessa forma, alguns comerciantes paraguaios e espanhóis vieram se instalar em terras paranaenses, montando engenhos para beneficiar o mate. Curitiba torna-se assim um centro de exportação, transformando a erva mate em uma das maiores riquezas nacionais.
O inicio da exploração dos ervais nativos se deu após a Guerra da Tríplice Aliança, contra o Paraguai. Com o inicio da demarcação dos limites entre Brasil e Paraguai, chefiada pelo Coronel Eneas Gustavo Galvão e apoiado por uma tropa de infantaria comandada pelo Major Antonio Maria Coelho e que tinham como um dos fornecedores de alimentos e gêneros para as tropas e a comissão, um gaucho chamado Tomas Laranjeira.  
Em 1882, Tomas Laranjeira conseguiu o monopólio de extração da erva mate através de uma concessão de dez anos em uma extensa região.
Quase a metade do atual estado do Mato Grosso do Sul esteve nas mãos da Companhia Matte Laranjeira. Iniciando com o Decreto Imperial 9692 de 31 de Dezembro de 1.886 e após incorporando novas terras devolutas até se tornar um estado dentro do Estado.
Maiores detalhes podem ser encontrados no artigo "A ERVA-MATE, SUA HISTÓRIA, SEUS ENCANTOS E DESENCANTOS", também neste blog.
No link abaixo pode-se visualizar a área de abrangência e influência da Cia Matte Laranjeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário sobre os artigos e demais postagens deste blog.
Inclua seu e-mail.