quarta-feira, 9 de maio de 2012

CAMINHOS DA ERVA MATE: A MONTAGEM DA REDE DE TRANSPORTES ASSOCIADA À ECONOMIA ERVATEIRA SUL-MATO-GROSSENSE - 1882 -1902 - PAULO ROBERTO CIMÓ QUEIROZ


Com o final da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1870) e a consolidação da abertura do rio Paraguai à livre navegação brasileira, tomou impulso o aproveitamento econômico dos bosques nativos de erva mate (Ilex paraquariensis) existentes no extremo sul da então província brasileira de Mato Grosso. Atribui-se ao empresário Tomás Laranjeira, que logrou praticamente monopolizar os ervais sul-mato-grossenses, a montagem de uma complexa estrutura de transporte da erva, que se estendia por territórios do Brasil e do Paraguai rumo à Argentina, o principal e quase único mercado consumidor. A empresa de Laranjeira foi sucedida, desde 1891 e até 1902, pela sociedade anônima Companhia Mate Laranjeira (CML), que manteve e ampliou, com algumas notáveis modificações, a estrutura de transportes herdada do período anterior. O presente trabalho, baseado principalmente em documentos da CML, busca situar a montagem dessa rede de transportes no contexto dos diversos interesses que cercavam o empreendimento, especialmente aqueles do Banco Rio e Mato Grosso, controlador da CML, e do governo mato-grossense.
Link:
http://www.4shared.com/office/t6LFjAqn/CAMINHOS_DA_ERVA_MATE_A_MONTAG.html

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