terça-feira, 7 de agosto de 2012

TOMÉ, O APÓSTOLO DA AMÉRICA: índios e jesuítas em uma história de apropriações e ressignificações (Thiago Leandro Vieira Cavalcante)

Desde o início da conquista e colonização da América foi difundida a idéia de que o apóstolo Tomé teria vindo para o continente com o objetivo de pregar o evangelho aos indígenas. Ao que tudo indica o mito surgiu da junção entre um mito cristão e um mito indígena. Ao longo dos séculos XVI e XVII, com a chegada dos jesuítas, esse mito sofreu novas apropriações e ressignificações. Este trabalho analisa tais apropriações e ressiginificações, que foram cunhadas com a intenção de responder aos problemas específicos de cada momento histórico, e também se envereda para a discussão a respeito da racionalidade nativa.
Sobre o autor:
Thiago Leandro Vieira Cavalcante nasceu em Apucarana/ PR e cursou toda a educação básica em sua terra natal. Possui graduação em História na Universidade Estadual de Londrina e posssui mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Já atuou como docente na educação básica e superior. Atualmente desenvolve pesquisas na área de História Indígena, é servidor da UFGD e doutorando em História pela Unesp de Assis/ SP.
Link para acesso à obra em Pdf:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário sobre os artigos e demais postagens deste blog.
Inclua seu e-mail.