terça-feira, 7 de agosto de 2012

ÑANDE RU MARANGATU: laudo antropológico e histórico sobre uma terra kaiowa na fronteira do Brasil com o Paraguai, município de Antônio João, Mato Grosso do Sul (Jorge Eremites Oliveira; Levi Marques Pereira)

O livro é a publicação de um laudo antropológico e histórico sobre a terra reivindicada por uma comunidade Kaiowa que vive no distrito de Campestre, município sul-mato-grossense de Antônio João, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Naquela região, índios da etnia Kaiowa, fazendeiros e trabalhadores rurais disputam judicialmente a posse de uma área identificada pelo órgão indigenista oficial como a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu. Por ser um estudo de natureza técnico-científica encomendado pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, a obra trata de um assunto bastante polêmico na atualidade, que tem despertado interesse de um público cada vez maior.
Sobre os autores:
Jorge Eremites de Oliveira, doutor em arqueologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e Levi Marques Pereira, doutor em antropologia pela Universidade de São Paulo – USP (2004), são sul-mato-grossenses de Corumbá e Dourados, respectivamente. Atuam como docentes e pesquisadores da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, instituição em que participam do curso de graduação em Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em História, linha de pesquisa História Indígena, e do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história – ETNOLAB.
Link para acesso à obra em Pdf:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário sobre os artigos e demais postagens deste blog.
Inclua seu e-mail.