terça-feira, 5 de junho de 2012

TERRAS DEVOLUTAS DE ÁREAS ERVATEIRAS DO SUL DE MATO GROSSO: A DIFÍCIL CONSTITUIÇÃO DA PEQUENA PROPRIEDADE (1916 – 1948) - JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA


As terras ervateiras do sul de Mato Grosso foram exploradas sob o signo do grande domínio, principalmente pela Companhia Matte Larangeira. Nesse sentido, o presente trabalho buscou resgatar os diversos mecanismos praticados, legais ou não, com vistas a manter o domínio por quase 60 anos de boa parte do atual território do Mato Grosso do Sul.
O estudo das leis, decretos, resoluções e bibliografias existentes sobre a posse e ocupação das terras do sul de Mato Grosso permitiu construir um quadro parcial, porém significativo, desse processo.
O trabalho discute que a exploração das terras ervateiras ocorreu com a presença da Companhia Matte Larangeira, beneficiada com concessões de arrendamentos, os quais geraram disputas e questionamentos. Dessa forma, os debates e discussões como “A Questão do Matte”, de 1912, a “Caetanada”, de 1915/1916, dentre outros, são retratos dos conflitos entre setores das elites mato-grossenses.
Link para a dissertação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário sobre os artigos e demais postagens deste blog.
Inclua seu e-mail.